Organizando sua cerimonia de casamento?

Super dicas para que sua cerimonia de casamento seja Perfeita!


Já há tempo que quero sentar escrever um pouco sobre este tema mas tem sido algo difícil com tantos compromissos e tarefas. Hoje acordei as 3am e sem sono nenhum, achei que poderia ser uma boa hora para escrever! Tudo para ajudar meus clientes queridos! rs A ideia, juntando toda minha experiência de quase 10 anos trabalhando somente com casamentos e listar alguns possíveis detalhes que se cuidado antes ajudará muito as equipes que foto e vídeo, aumentando a probabilidade de fotos e um filme ainda mais belo.

Irei dividir o tema em 2 partes que serão iluminação e organização dos espaços da cerimônia. No tema iluminação trarei algumas dicas de como iluminar o altar ou como dispor dele em cerimonias a céu aberto, iluminação cênica e iluminação efetiva. Sobre espaços, trarei dicas de como posicionar os padrinhos, os espaços que as equipes de foto e vídeo precisarão para se deslocar, largura do corredor, entre outras.

Como tudo que escrevo e gosto de frisar: ”Nada é regra”.

Iluminação

“Que se faça a luz e então fez-se a Luz!”

Fotografia em sua mais pura essência é luz. Sem luz não há fotos. Para o vídeo é luz e movimento, mas sem há luz também não há filme. Partindo por esta ideia, dá pra imaginar que a luz no casamento seja algo de extrema importância e mensurar o quanto ela influencia no registro que será feito do seu casamento.

Basicamente o casamento acontece sob dois tipos de luzes. A luz natural que seria a luz do sol e a luz artificial, geralmente a responsável por casamentos em locais fechados ou em casamentos que acontecem durante a noite. Ambas têm suas particularidades e podem ser otimizadas para termos um resultado ainda melhor!

Casamentos sob a luz do sol

Quando o casamento acontece de dia, sob a luz do sol há pequenos cuidados que podem ser tomados para que a luz fique ainda mais bela. Eu adoro a cor, a naturalidade e a beleza que só a luz do sol pode nos trazer, mas também é a mais difícil de lidar já que não podemos controlar sua intensidade, sua cor, sua posição e principalmente a hora de aparecer ou ir embora. Pensando nestes aspectos, já que não podemos com ela, a dica é se aliar-se a ela, pensar no casamento em torno dos horários, da intensidade e da posição do cara, no caso ”O SOL”.  Por exemplo, os melhores horários para aproveitarmos a luz do sol é bem no comecinho do dia, onde ele esta bem baixo e já no finzinho do dia quando ele esta indo embora. O sol do meio dia é o mais intenso e mais alto possível e sempre que possível deve ser evitado pois sua posição em relação a nós causa sombra nos olhos bem marcada, castiga o fotografo e os fotografados por sua intensidade e é a mais difícil de lidar. Sempre que possível, se programe para realizar sua cerimônia no começo da manhã, sendo o mais cedo possível ou no fim da tarde, por volta de 2 horas e 30 minutos antes do pôr do sol.

Uma variante importante aqui também é a posição em que sua cerimonia será realizada em relação ao sol. A dica além do horário é tentar sempre se posicionar a favor da luz, com o sol iluminando sua face, evitando ficar totalmente de lado em relação a luz. O sol vai ser pôr atrás de cerimonia? Fique tranquila, ainda sim faremos lindas fotos!

Agora seu casamento será de dia, mas num local coberto, embaixo de um pergolado ou uma árvore maravilhosa? Ótimo! Mas ainda sim há detalhes que podem ser cuidados para evitar sombras indesejadas. Cuidar para que o sol não projete sombras estranhas, seja de uma construção, de uma coluna de alguma estrutura ou de folhas de arvores em seu rosto, ou que ilumine parte do seu corpo e deixando todo restante na sombra.

Casamentos sob luz artificial

Agora vão algumas dicas para que seu casamento num local fechado ou a noite tenha uma luz maravilhosa, tão bela quanto a luz dos casamentos diurnos!

Eu também gosto bastante dos casamentos a noite pois a luz artificial traz uma magia e possibilidades que a luz do dia não permite. Aquelas velinhas, luzinhas das cortinas de luz, a decoração sendo iluminada de forma que se destaque de outras áreas. É charme pra mais de metro! Rs

O que deve ser pensado no casamento noturno é que por mais charmoso que seja este tipo de iluminação, feita para realçar a decoração, não podemos nunca esquecer de também iluminar as pessoas! Estas devem ser prioridade rsrs

Vou nomear dois tipos de iluminação nos casamentos sob luz artificial para que você entenda do que estamos falando. A iluminação cênica que é aquela pensada para valorizar ainda mais a decoração. São aquelas velinhas, luzinhas de natal, cortina de luz, spot sob as flores…. Eu adoro! A outra iluminação, eu chamarei de iluminação efetiva que será a luz que pensaremos para iluminar vocês no altar, os convidados, o celebrante. Será a luz para iluminar pessoas e será esta tratada aqui!

Assim como o sol, sempre que pudermos tentaremos cuidar dos mesmos aspectos como a altura, a posição e intensidade. Evitar que a luz venha muito de cima, como a luz do sol do meio dia, é muito importante para que não cause aquelas sombras nos olhos, que nós chamamos de olheiras. Sobre o posicionamento, farei com que pense nos principais locais que precisam ser iluminados como os rostos dos noivos, o celebrante e o corredor por onde entrarão os pais, padrinho e o casal. A luz também não deve ser tão forte para apagar a iluminação cênica, mas também não deve ser tão baixa para que se crie um bom volume e destaque o mais importante que são as pessoas.

Abaixo colocarei um diagrama como sugestão e para que entenda o que precisa que seja iluminado:

As luzes 1 e 2 posicionadas propositalmente a 45 graus em relação ao altar faz com que a luz fique suave e com sombras pouco marcadas. Estas luzes são as principais ao meu ver. As luzes 3 e 4  iluminam as costas dos noivos, os padrinhos e o celebrante. Nas horas da troca de alianças, troca de votos também farão papel muito importante. As luzes 5 e 6 são pensadas para iluminar os os pais, padrinhos, noivos e pajens na entrada e saída.

Como dito é apenas uma sugestão e pode se adaptar dependendo do espaço. 😉

Um cuidado crucial que deve se tomar ao pensar na iluminação que irá incidir sobre o casal é não usar filtros sobre a luz e também pensar na cor dela naturalmente. Aquelas luzes cor âmbar ou verde usada pra iluminar as laterais ou arvores em espaço são lindas. Mas quando ilumina uma pessoa, deixa ela parecida com um simpsons ou com o hulk rsrs. Pense também em não misturar tipo de luzes como luzes de led e luzes fluorescentes que produzem uma luz mais azulada e luzes halógenas que são aquelas mais amareladas.

O bacana é sempre acompanhar o projeto junto com seu decorador e ver como ele pode nos ajudar. Fale com seu fotógrafo também para saber se ele terá problemas e caso tenha como ele vai prevenir e cuidar disto. Eu geralmente levo muito equipamento extra para corrigir ou aliar meus equipamentos de iluminação aos da decoração afim de conseguir o melhor resultado!

Desta forma finalizo minhas dicas sobre a iluminação para sua cerimonia de casamento e a seguir super dicas sobre posicionamento dos pais e padrinhos, do altar e tudo mais para sua cerimonia ser perfeita.

Gostaria de receber um orçamento de fotografia?

Peça Já!

Posicionamento, espaços e área de circulação para sua cerimonia

Luz é muito importante, mas se não tivermos como aproveitar esta luz, com certeza as fotos e vídeo sofrerão com isto. Neste tema do artigo minha ideia é falar um pouco sobre os espaços que nós fotógrafos e cinegrafistas dividimos para conseguirmos trazer para nossa pós produção um material perfeito.

Em todos os casos, com minha experiência sei que há limitações em qualquer projeto de casamento, mas sempre que possível podemos cuidar de alguns detalhes para que a equipe tenha liberdade para trazer fotos lindas de diversos os ângulos e ter belas opções para compor o álbum e o filme.

Abaixo colocarei um diagrama marcando os espaços que precisamos para se deslocar e dividir na cerimonia e depois comentarei cada um deles.

Estas marcações em verde simbolizam as áreas que precisamos para se deslocar durante a cerimonia. Todas elas são de extrema importância para que não incomodemos os convidados, pradinhos, pais ou vocês.

As tarjas com o número 1 são os corredores laterais aos bancos onde ficam os convidados. Geralmente sempre há espaço para que podemos ir do altar ao fundo da cerimonia, mas boa parte das vezes dividimos estes espaços com convidados que ficam em pé parte da cerimonia. É um espaço de suma importância pois já no começo da cerimonia, após a entrada da noiva, um dos fotografos da minha equipe se desloca por ali até o altar para fotografar comigo o noivo recebendo a noiva, por exemplo. Entre outros horários também passamos por ali para fazer fotos abertas do fundo da cerimonia também.

As tarjas marcadas com o número 2 é o espacinho que precisamos para passar entre os padrinhos, quando eles estão ao lado dos noivos e entre os convidados ali sentados.

As tarjas com o número 3 são muito importantes para nós. Sei que gostoso mesmo é quando os pais estão ali coladinhos com vocês ao lado do altar, mas talvez por ali seja o espaço onde mais transitaremos durante a cerimonia.

A tarja com marcação 4 precisamos para conseguir passar por de trás do celebrante se o incomodar. Troca de aliança, troca de votos, o primeiro beijo estaremos sempre por ali buscando o melhor angulo para aquela foto dos sonhos. Não precisa ser 2 metros de espaço, mas evite colar o altar no fundo!

Sempre que conseguir organizar estes espaços junto ao seu projeto de cerimonia com certeza irá nos permitir fazer fotos e um filmes ainda mais belos!
Que o casamento seja apenas uns dos dias mais felizes que você viverá na vida. Que tenham muitos outros e que seja acirrado a briga para saber qual foi o mais feliz. É o que desejo a você!

No dia não deixe que o nervosismo ou a ansiedade te atrapalhe ou que a emoção seja coberta pelos maus pensamentos como “vai dar errado”, “isto não ficou do jeito que queria”. Aproveite como se não houvesse amanhã e pense que cada detalhe será apenas história pra conta no outro dia.

Espero que estas duas dicas ajudem seu casamento ser ainda melhor e volto a dizer que não há regras, principalmente para ser feliz!

Um grande abraço!

Kyono André,

Fotógrafo de momentos felizes!

Quer ver vários casamentos que podem te inspirar?

Veja Agora!

Kyono André ou Kyn como é chamado pelos familiares e amigos, há quase 10 anos se entrega totalmente a Fotografia de Casamentos e Famílias.

Com dezenas de casamentos em seu portfólio, inclusive fora do país e trabalhos publicados nos maiores sites especializados do ramo, além de fotografias premiadas na maior associação de Fotógrafos de Casamentos do Brasil, ele acredita que sua fotografia além de emocionar, contar histórias e trazer lembranças, tem também o papel de formar pessoas melhores.